sexta-feira, 20 de abril de 2007

A lei 80/20 na carreira

Numas poucas - e raras - ações ao longo do dia, em menos de 20% do tempo aplicado, conseguimos criar algum valor para nossas empresas e alavancar nossas carreiras pessoais. Em mais de oitenta por cento do tempo dispendido e de tudo que fizemos ao longo do dia - todos os dias - geramos menos de 20% de valor. É a lei 80/20 nas empresas e na sua carreira.

Trocando em miudos. A grande maioria dos nossos esforços são desperdiçados ao longo do dia!
A maior parte das coisas que fizemos na empresa não gera nenhum valor para ninguém. Pior, subtrai valor. Durante um dia típico de trabalho falamos com outras pessoas, telefonamos muito para não decidir quase nada, atendemos os problemas dos outros, escrevemos
desesperadamente e-mails no escritório, em casa, na rua, fizemos reuniões (muitas delas para decidir que teremos de nos reunir amanhã de novo), corremos de um lado para outro...e em boa parte de toda essa loucura diária, não criamos nada que seja significativo. Não geramos nada que acrescente valor à empresa ou a nossa marca pessoal. Não somamos, subtraimos. Subtraimos tempo e confiança dos acionistas, subtraímos espaço de crescimento, subtraimos valor. Subtraímos oportunidades. Terrível!

Acredite numa coisa na vida corporativa: a melhor maneira de obter mais de menos é livrar-se de tudo aquilo que mais subtrai do que agrega valor. Analise o seu dia. Reveja toda a rotina. Analise cada momento da agenda de ontem, da semana passada, do mês passado. Descubra quem são os ladrões de tempo e valor à sua volta. Acabe com eles e salve a sua vida!

Concentre-se nos 20% que geram valor. É ali que estão todas as respostas. É ali que está o que é realmente importante para a empresa e para a sua marca pessoal.
Onde eles estão? Só você pode saber.

Nenhum comentário: