terça-feira, 20 de março de 2007

"Marca galinha" e as promoções

Depois de passar muitos dias tentando, finalmente consegui falar com a SKY para comprar mais pontos de TV por assinatura para minha casa. Vê se vocês advinham a minha surpresa. A promoção (aumentar o número de pontos sem precisar comprar novos aparelhos) era só para novos assinantes! Quem já optou pela marca SKY há muitos anos, pagou pelo aparelho e pela antena, não tem direito a promoção.... Então eu pedi para deixar de ser assinante e aí, vou ganhar a promoção e ter meus 4 novos pontos! Ou seja, além da promoção ser contra o assinante, ela se auto-engana: deixei de ser um cliente antigo e passei a ser um novo para obter o privilégio. Imagina essa reunião com o pessoal do marketing discutindo suas teorias de data-base marketing e os resultados da promoção! Não é privilégio da SKY fazer promoção para atração de novos penalizando a base fiel de clientes. A gente convive toda hora com isso. Mas se vocês pensarem é a coisa mais absurda que podemos fazer com nossos clientes. Atraio novos e trato mal os já conquistados. Chamo essas empresas de "marca galinha". É como aquele sujeito que quer ganhar todas as mulheres na rua, (prospects) mas enquanto isso, está perdendo a dele (cliente fiel) em casa...

Um comentário:

Alessandra disse...

Esse tipo de "promoção" acontece com muita freqüência na telefonia móvel. Antes todo mundo aceitava quieto, porque não pensava em trocar de operadora para não perder o número. Agora as regras do jogo mudaram: é possível manter o número do telefone, mesmo trocando de operadora.
E daqui para a frente, será que vai haver uma mudança de postura dessas empresas com relação as suas bases de clientes? É esperar pra ver..