quinta-feira, 12 de abril de 2007

Marketing de Relacionamento

Semana passada recebi uma mala-direta bonita que na capa dizia o seguinte: "Você não conhece a gente (empresa tal),... mas nós conhecemos você!" Um impresso bonito com papel especial e encaixes com plástico. Uma peça diferenciada, bem feita, bonita, mas com o meu nome errado. Meu nome é Arthur e veio na peça Artur. É só um "h", mas pra mim faz toda a diferença. Arthur sem "h" não sou eu. Tem quem diga que o som mais bonito que existe é o som do nome da gente. Acredite, é assim. E os caras erraram o meu nome. E, imperdoável. Eles são uma empresa de marketing de relacionamento! Acabou. Tudo foi por terra antes de abrir a correspondência!

Não existe relacionamento sem conhecimento. O primeiro passo é este: saiba quem são os seus clientes. Por isso, antes de qualquer tentativa de dizer que me conhece, por favor, me conheça!
E a primeira providência é: saiba o meu nome. O sonho da comunicação personalizada, do contato um a um, passa por um base de dados confiável. Jamais se arrisque a pensar que está fazendo marketing de relacionamento mandando cartas sem saber se a sua base de dados é confiável.

Primeiro passo: jamais escreva errado o meu nome. Se não, nosso relacionamento acabou!

2 comentários:

Angela Cruz disse...

Estimado Artur, opa, ARTHUR,
Recebi a indicação de teu blog através do Professor Paulo Meira, com quem divido o teu fã clube.
Muito bom ler um blog descolado e inteligente.
Melhor ainda por se tratar de marketing escrito por quem entende do assunto.

Foi um prazer visitá-lo. Farei disso um hábito!
Abraços,

MarcioVieira disse...

Amigo Arthur consegui o teu blog através do Nico ta uma fera fala com ele pelo orkut as veses , saiba que sou teu fã e que apartir de hoje estarei lendo teu blog que é muito interessante e proveitoso pois tu és ima pessoa muito inteligente, mas quero saber quando vens a Rio Grande, me liga ou manda email(marciocv@ibest.com.br)te esperopro churrs um abraço ,Marcio Vieira