quarta-feira, 11 de abril de 2007

É você que está no controle?

Nenhuma empresa terceiriza o seu negócio principal. Por que você terceiriza a gestão da sua marca pessoal? O que as empresas terceirizam são as operações periféricas que podem realizadas por outras pessoas ou por outras empresas, mas jamais entregam a gestão do seu negócio principal, do seu core business para estranhos. Por quê? Porque é importante demais para ser terceirizado.

No entanto, fizemos exatamente isso com nossa carreira. Entregamos nas mãos de estranhos e esperamos obter sucesso. Entramos numa empresa e esperamos que a empresa passe a preocupar-se com o nosso futuro. Acreditamos que a empresa é responsável pela orientação, pelos investimentos em qualificação, pela orientação, pelas nossas escolhas profissionais.
Ou seja, entregamos nosso destino para alguém que - na maioria das vezes - tem objetivos completamente diferente dos nossos. Ou você acha que a sua empresa tem os mesmos objetivos para os próximos dez anos que você? E não é porque as empresas sejam ruins é porque elas não nasceram para administrar carreiras. Empresas nascem para gerar valor aos acionistas. Duro assim, mas simples assim. Quem tem que gerar valor para a sua marca é você! Óbvio assim.

Agora pare tudo e faça uma profunda reflexão sobre suas últimas decisões profissionais. Pense neste último ano. Pensou? Pense na sua marca pessoal. Pensou? Agora diga, com toda a sinceridade: você tem certeza de que é você que está no controle?

Nenhum comentário: