sábado, 24 de março de 2007

Você precisa parar de concorrer.

Tudo a que uma marca se propõe é estabelecer uma diferença de valor sob a perspectiva de quem compra. Uma marca é criada justamente para isso: para nos ajudar a fazer escolhas num mundo com excesso de opções. Uma marca forte estabelece uma diferença para coisas que não conseguem ser diferentes. O conceito é simples: quanto mais diferença, mais valor.

O contrário é verdadeiro e, óbvio. Quanto mais igual sua marca for a todas as outras marcas, menos valor. Assim, nosso objetivo de vida e morte mercadológica deveria ser todos os dias pensar em como acrescentar diferenças que tornem nossa marca única, singular. Como redefini-la na mente do público de modo que ela não possa ser comparada com nenhuma outra na categoria? A idéia deveria ser como a de cavar uma trincheira e estabelecer uma espécie de "monopólio" temporário onde somente a nossa marca oferece aquele conceito de valor.
Ou seja, se todo mundo está indo para a direita, deveríamos virar rapidamente à esquerda e construir uma posição única, diferente, com um valor inigualável.

Quando pensar em branding, lembre sempre: concorrer significa correr ao lado de... ou seja, correr de igual para igual, lado a lado, no mesmo sentido, com propostas iguais. E para vencer o que você precisa é parar de concorrer. Pense nisso.

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